A Mostra do Edital 2010/1 da Galeria 13 apresenta obras de jovens artistas do curso de Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo selecionados pelo Edital da Galeria 13.

Artistas participantes: Bárbara de Azevedo | Carlos Gonzalez | Carolina Paes | Danilo Pêra | Davi Flores | Gisele Cáceres | Gustavo Ferro | Luana Saggioro | Nei Franklin | Silvio De Camillis | Tatiana Schmidt |



Tatiana Schmidt

Alguns questionamentos a respeito da obra “Sobras”.
Por Pablo Vieira
Em Sobras a artista, usando roupas pretas com mangas e pernas prolongadas de maneira sobre-humana, se movepelas escadarias de forma extremamente lenta e catársica, como um corpo que escorre ao longo do caminho ou uma sombra que se projeta ao chão em perspectiva absurda, a performance foi elaborada em 2009 e será reapresentada para a atual mostra da galeria 13.
O presente texto é resultado de uma pequena entrevista realizada por email entre Pablo Vieira membro da Comissão da Mostra da Galeria 13 e a artista sobre os processos que levaram à criação de Sobras pela artista Tatiana Schmidt. Foram propostas quatro perguntas, que a artista respondeu em dois blocos.
Pablo - Quais foram as motivações ou questionamentos que a levara a criar a obra "Sobras"? Conte um pouco sobre o processo de criação de sua obra.
Pablo - Em seu texto descritivo sobre a obra você fala sobre uma "poética de sobras" que é retomada neste trabalho, você poderia nos explicar melhor este conceito e como ele é usado nesta performance?
Tatiana Schmidt –“ Eu gosto muito de trabalhar com palavras, escrevo mais do que desenho, acho que a faculdade de letras/ tradutor tem muito a ver com isso. Durante minha produção em pictórica, comecei a buscar referências em imagens que faziam parte do meu dia-a-dia (dou aula de artes visuais em um colégio).Comecei então a desenhar amontoados de papel que eu recortava diariamente para produzir material. Aquelas sobras, restos, ao se amontoarem passavam a ter uma unidade, até mesmo excessiva na minha opinião, pois muito material se perdia (os tais excessos). A partir dessas palavras-chave, excesso e sobras, dei início à minha pesquisa: em dicionários no começo; depois busquei analogias desse paradoxo em minha vida e consequentemente no meu próprio ser. Tento explorar essa relação visualmente com os prolongamentos que criei em meu corpo.”
Pablo - Seu trabalho é realizado fora do espaço expositivo da Galeria 13, porém ainda mantém vínculo com o ambiente acadêmico do Centro Universitário Belas Artes. Como você vê a relação de sua obra e o lugar em que ela se configura?
Tatiana Schmidt – “Em relação ao espaço, busquei uma escada que me proporcionasse maior facilidade de locomoção e visualidade, somente por essa razão a escada do prédio 2 foi escolhida. O movimento de descida me permitia deixar para trás esses prolongamentos, tornando-os as sobras de meu próprio ser.”
Tatiana Schmidt é estudante do sétimo semestre do curso de bacharelado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário